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quinta, 12 de dezembro de 2024
Expandir para o interior de São Paulo, especialmente em centros desenvolvidos economicamente, como Campinas. Essa é a projeção para o ano de 2019 da rede SmartGarage, fundada há quatro anos na capital paulista, onde mantém cinco unidades em operação, sendo uma loja própria e quatro franqueadas. A rede atua exclusivamente no setor de acessórios tecnológicos automotivos, um mercado praticamente inexplorado em meio às milhares de marcas franqueadoras brasileiras, que conta com dezenas de modelos de negócios no segmento de serviços diversos para automóveis.
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de franquias de serviços e produtos automotivos teve um faturamento de mais de um bilhão de reais no primeiro trimestre de 2018. Esse número, aliado ao aumento da produção de veículos no primeiro semestre – 13,6% em relação a igual intervalo do ano passado, totalizando 1,43 milhão de unidades, o maior volume para o período desde 2014 – dá claros sinais de que investir em nichos relacionados a carros pode ser bastante interessante. Em Campinas, os dados também são animadores: 916.682 veículos registrados até dezembro de 2017. Além disso, a cidade só perde para São Paulo e Rio de Janeiro em número de franquias em funcionamento, com 488 marcas franqueadas.
PUBLICIDADEOs números da franquia SmartGarage comprovam a viabilidade. Hoje, cada loja da marca fatura, em média, 85 mil reais por mês. “Por se tratar de algumas necessidades básicas que cada veículo apresenta, todas as lojas apresentam grande giro. Além disso, nas grandes metrópoles, grande parte dos itens são de segurança, o que nos torna fornecedores de soluções não só para estética e conforto. Com o mercado automotivo cada vez maior, a busca por experiência dentro do veículo se torna cada vez mais latente”, avalia Beto Tournour, um dos sócios da empresa. As lojas prestam serviços de instalação e venda de equipamentos de som, acessórios diversos, estética automotiva, serviços de funilaria e atendimento comercial de parceiros, como o Sem Parar. Além disso, a rede oferece opções exclusivas para equipar veículos P.C.D., nicho que tem grande representatividade nas lojas.
No mercado de franquias, que apresenta um grande leque de redes que atuam em áreas relacionadas ao universo automotivo, como lava-rápidos ou lojas especializadas em trocas de óleo ou pneus, são poucas as opções de lojas de som e acessórios. “Temos pela frente uma oportunidade de sermos os pioneiros do segmento de som e acessórios com franquia formal e devidamente formatada. As que se apresentaram ao longo do tempo sempre foram informais e totalmente fora dos padrões do franchising”, explica o executivo, que contou com a contribuição da consultoria Praxis Business para a formatação durante praticamente um ano.
Planos de expansão para o interior
Ainda que tenha como objetivo crescer nacionalmente, a SmartGarage traça planos de expansão considerados estratégicos e conservadores. “A princípio, vamos focar na região da Grande São Paulo e no interior paulista, associando a logística dos nossos principais parceiros e distribuidores para que o suporte direto ao franqueado seja mais assertivo e eficaz”, diz.
Os sócios também garantem que irão em busca de uma estratégia já muito utilizada no franchising: a conversão de bandeira. Segundo Tournour, há centenas de lojas independentes que poderiam ser transformadas em uma franquia SmartGarage. Para isso, a empresa irá oferecer benefícios a quem optar pela troca da marca. “Iremos conceder desconto na taxa de franquia, a partir de estudos de cada caso, pelo qual iremos avaliar perfil da loja, do empresário e da região na qual está localizada. É uma possibilidade de ampliarmos nossa penetração e, feito com o devido cuidado, gera tendência de ganho para as duas partes envolvidas: marca e loja convertida”.
A empresa também tem realizado estudos que possam indicar necessidades de variações no mix de produtos e no perfil dos serviços prestados em cada região. “Cada localidade poderá gerar uma demanda diferente da outra. Uma cidade pode ter um potencial muito maior por acessórios de picapes, por exemplo. Outras, o público pode ser adepto a equipamentos de som mais ‘pesados’. Os modelos de carros podem variar, assim como a forma de pagamento etc.”, avalia Cristiano Pessanha, sócio na franqueadora.