Em um dos casos, ferramenta influencia em até 80% das vendas realizadas pela franquia
Criado em 2009, o WhatsApp ganhou espaço nas mãos dos brasileiros. Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas utilizem o aplicativo no Brasil atualmente – este número representa quase a metade da população do país. Além disso, uma pesquisa elaborada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) revela que 51,9% dos empreendedores com idade entre 18 e 34 anos têm no WhatsApp o seu principal canal de comunicação com os clientes.
Diante de tanta facilidade, o Portal TOP Franquias selecionou algumas redes de franquias têm apostado na ferramenta para quem se identifica com este tipo de comunicação e negócio. Confira:
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AcquaZero
AcquaZero
A AcquaZero é uma rede de franquias especializada em estética automotiva. No mercado desde 2009, a rede conta com mais de 230 unidades espalhadas por todo o país. Para abrir uma unidade, o investidor deve desembolsar valores a partir de R$ 3,5 mil. Neste negócio é possível agendar serviços, divulgar promoções e tirar dúvidas de clientes via WhatsApp.
Franquia de Precatórios
Franquia de Precatórios
A Sociedade São Paulo de Investimentos, uma das maiores empresas especializadas em compra e venda de precatórios federais alimentares do país, lançou no primeiro trimestre de 2016 a Franquia de Precatórios, pioneira no mercado. Baseada na compra de precatórios federais, o valor para aderir ao negócio é de R$ 6mil. Neste modelo, o franqueado atua como um braço comercial e negocia com o detentor do título a venda. A partir do primeiro contato, os franqueados utilizam o WhatsApp para manter uma relação de proximidade com os clientes.
Maria Brasileira
Maria Brasileira
A Maria Brasileira é uma rede de franquias nascida em São José do Rio Preto em 2012. Especializada em serviços de limpeza e cuidados domésticos, a empresa está presente em 23 estados e possui mais de 150 unidades. Para investir em uma unidade o empresário precisa desembolsar cerca de R$ 20 mil. A estratégia de uso do WhatsApp é dividida em três frentes: comercial (vendas), relacionamento com o cliente e departamento técnico.
Elefante Verde
Elefante Verde
A Elefante Verde é uma startup de marketing digital que virou franquia. Fundada em 2011, a rede já opera com mais de 50 unidades espalhadas por diversas localidades. A empresa oferece e-mail, site e ajuda a impulsionar a página dos empreendedores nos buscadores digitais. Para adquirir uma franquia, é necessário desembolsar entre R$ 21 mil e R$ 30 mil e o retorno do investimento varia entre seis e 12 meses. Os franqueados, além de contarem com suporte da franqueadora na ferramenta, tiram dúvidas e oferecem serviços via WhatsApp.
San Martin Corretora de Seguros
San Martin Corretora de Seguros
Fundada em 1995 na cidade de São José do Rio Preto, a San Martin entrou para o ramo do franchising em 2014. Para abrir uma unidade da San Martin é necessário que o empreendedor invista R$ 26,9 mil. A rede utiliza o WhatsApp como ferramenta para aumentar o faturamento em contato direto com cliente final. Cerca de 80% das vendas realizadas têm a influência do aplicativo segundo a franqueadora.
Mordidela
Mordidela
Criada em 2014, a Mordidela é uma rede de mini porções de doces e salgados. A rede possui um mix de produtos com três sabores de coxinhas, bolinhas de queijo, kibes, churros e até mini paletas. Atualmente a marca possui 35 lojas em funcionamento e pretende chegar a 300 unidades até 2018. Para investir em uma unidade da rede é necessário um investimento de R$ 79 mil. Além de ser uma poderosa ferramenta de divulgação de promoções, o WhatsApp é uma arma e tanto na fidelização dos clientes, segundo a marca.
Saladenha
Saladenha
Criada inicialmente como um delivery de saladas em potes, a Saladenha sempre apostou no uso do WhatsApp como forma de vender seus produtos e cativar consumidores com alimentação saudável. O número é destacado em todos materiais de divulgação da unidade franqueada. Em 2016, a rede remodelou seu plano de negócios. A marca oferece 12 versões de saladas balanceadas, além de caldos, saladas de frutas, lanches e sucos. O valor inicial de investimento é de R$ 155 mil.
Mercadão dos Óculos
Mercadão dos Óculos
Com 95 lojas, a rede que atua com vendas de óculos solar e de grau a partir de R$ 19,90 criou um grupo para otimizar a comunicação entre os franqueados, diretores e consultores. Além disso, aproximadamente 80% dos franqueados utilizam o aplicativo para oferecer aos clientes os lançamentos de óculos com o objetivo de incrementar a venda. Mais de 12% das vendas é proveniente do aplicativo. O investimento inicial em uma unidade é a partir de R$ 95 mil – incluindo o estoque – e a lucratividade está em torno de 30%. Há ainda um custo fixo médio entre R$ 12 mil e R$ 15 mil – preço pago pelos produtos equivalente a 33% do valor cobrado na ponta e um faturamento médio na casa dos R$ 50 mil.
Quinta Valentina
Quinta Valentina
No caso da Quinta Valentina, especializada em venda direta de calçados femininos, o app é essencial para os franqueados, pois facilita o atendimento com o envio das novidades, orçamentos e até a realização dos agendamentos de visitas. “Nosso franqueado tem que estar presente no dia a dia dos clientes para fidelizar e aumentar a carteira de consumidores”, conclui o fundador da rede, Renato Kuyumjian. Para tornar-se franqueado, o investimento inicial é de R$ 25 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 12 mil, sendo o lucro de R$ 3.500.