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segunda, 11 de novembro de 2024
A ABF (Associação Brasileira de Franchising) publicou hoje, 6, um levantamento no qual apresenta as 30 cidades brasileiras com o maior número de franquias. Os dados confirmam a interiorização do franchising, a intensa movimentação das marcas e a presença de polos de franchising em várias regiões do país.
Segundo a pesquisa, o franchising está presente em mais de 40% dos municípios brasileiros. “Com este estudo, buscamos evidenciar alguns destaques regionais e movimentos. Mais uma vez, pudemos constatar a importância do interior do país para as redes e o desempenho acima da média nacional em várias cidades. É o franchising se reinventando para um novo ciclo de crescimento que começa a se consolidar”, avalia Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade.
PUBLICIDADEDas 30 cidades brasileiras com maior número de unidades de franquias, 20 são capitais (66,7%). Entre as dez cidades com maior número de marcas, apenas Campinas, no interior de São Paulo, não é capital. Considerando-se a taxa de crescimento de unidades no primeiro semestre deste ano, destacam-se quatro municípios que não são capitais: São José dos Campos (SP), Campinas (SP), Niterói (RJ) e Uberlândia (MG).
De forma semelhante, das 30 cidades brasileiras com maior número de marcas de franquias presentes, 19 são capitais (63,3%). Entre os dez municípios com maior número de marcas, apenas Campinas não é capital. No entanto, entre as dez cidades que apresentaram maior crescimento de número de redes no primeiro semestre de 2017, quatro não são capitais (Campinas, São José dos Campos, Jundiaí e Uberlândia). Destaque também para o volume de marcas que passou a atuar em mercados consolidados, como São Paulo (25%), Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília (17%).
“Atribuímos este movimento a três fatores: a continuidade do aparecimento de novas marcas, a aceleração do processo de inovação e a redução do aluguel de imóveis (e outros custos administrativos). Este último fator foi especialmente importante, pois reduziu os custos de ingresso em mercados com grande potencial de consumo, por mais que as condições macroeconômicas não sejam ainda tão positivas”, explica Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF.
O movimento de interiorização das redes de franquias se reflete mais fortemente no interior do estado de São Paulo – nove das 11 cidades que não são capitais entre as 30 com mais marcas são paulistas (as exceções são Uberlândia e Niterói) e oito das dez cidades que não são capitais entre as 30 com mais unidades de redes de franquia são do estado de São Paulo (exceções neste caso também são Uberlândia e Niterói).
“Além da força econômica, isto se deve ao fato de que uma grande parcela das redes franqueadoras tem suas sedes em São Paulo. Portanto, a expansão em municípios próximos é um movimento natural na busca de novos mercados”, afirma Altino Cristofoletti Junior.
30 CIDADES COM MAIS UNIDADES FRANQUEADAS
Posição | Cidade | 2016 | 2017 (1º sem) | Variação |
1 | São Paulo | 10259 | 11132 | 9% |
2 | Rio de Janeiro | 5222 | 5719 | 10% |
3 | Brasília | 1934 | 2123 | 10% |
4 | Belo Horizonte | 1784 | 1966 | 10% |
5 | Curitiba | 1590 | 1708 | 7% |
6 | Salvador | 1463 | 1592 | 9% |
7 | Campinas | 1301 | 1431 | 10% |
8 | Porto Alegre | 1253 | 1362 | 9% |
9 | Fortaleza | 1208 | 1312 | 9% |
10 | Recife | 1141 | 1282 | 12% |
11 | Goiânia | 1067 | 1195 | 12% |
12 | Belém | 709 | 751 | 6% |
13 | Manaus | 675 | 738 | 9% |
14 | São Luís | 653 | 704 | 8% |
15 | Guarulhos | 645 | 692 | 7% |
16 | Ribeirão Preto | 616 | 665 | 8% |
17 | São José dos Campos | 588 | 663 | 13% |
18 | São Bernardo do Campo | 599 | 655 | 9% |
19 | Niterói | 565 | 631 | 12% |
20 | Santo André | 579 | 631 | 9% |
21 | Florianópolis | 565 | 621 | 10% |
22 | Natal | 537 | 588 | 9% |
23 | Campo Grande | 548 | 580 | 6% |
24 | Uberlândia | 499 | 556 | 11% |
25 | Teresina | 510 | 548 | 7% |
26 | Maceió | 503 | 547 | 9% |
27 | São José do Rio Preto | 492 | 537 | 9% |
28 | Sorocaba | 490 | 532 | 9% |
29 | João Pessoa | 467 | 514 | 10% |
30 | Cuiabá | 473 | 512 | 8% |
30 CIDADES COM MAIS MARCAS FRANQUEADORAS
Posição | Cidade | 2016 | 2017 (1º sem) | Variação |
1 | São Paulo | 568 | 711 | 25% |
2 | Rio de Janeiro | 465 | 548 | 18% |
3 | Campinas | 362 | 436 | 20% |
4 | Brasília | 373 | 436 | 17% |
5 | Curitiba | 342 | 404 | 18% |
6 | Belo Horizonte | 329 | 386 | 17% |
7 | Salvador | 331 | 375 | 13% |
8 | Recife | 323 | 369 | 14% |
9 | Fortaleza | 296 | 351 | 19% |
10 | Goiânia | 298 | 350 | 17% |
11 | Porto Alegre | 277 | 311 | 12% |
12 | Ribeirão Preto | 279 | 309 | 11% |
13 | São José dos Campos | 245 | 292 | 19% |
14 | Santo André | 257 | 292 | 14% |
15 | São Luís | 258 | 282 | 9% |
16 | São Bernardo do Campo | 241 | 280 | 16% |
17 | Jundiaí | 231 | 271 | 17% |
18 | Natal | 238 | 268 | 13% |
19 | Campo Grande | 254 | 268 | 6% |
20 | Uberlândia | 226 | 265 | 17% |
21 | Teresina | 229 | 258 | 13% |
22 | Sorocaba | 232 | 257 | 11% |
23 | Belém | 236 | 255 | 8% |
24 | Florianópolis | 229 | 253 | 10% |
25 | João Pessoa | 222 | 251 | 13% |
26 | Vitória | 224 | 249 | 11% |
27 | Barueri | 218 | 248 | 14% |
28 | Manaus | 216 | 247 | 14% |
29 | Guarulhos | 219 | 247 | 13% |
30 | Niterói | 222 | 245 | 10% |