Opções de negócios com baixo investimento figuram como alternativas para quem deseja empreender sem muito capital
A procura por franquias baratas – de baixo investimento – tem aumentado de forma tão intensa que fez novas marcas surgirem e empresas tradicionais adaptarem seus negócios e apostarem nesse nicho. Segundo especialistas, a alta se deve, principalmente, ao momento de instabilidade econômica que o país tem enfrentado nos últimos meses, que levaram a demissões e a um sentimento de busca por alternativas para renda extra. Com espaço para crescer, o franchising brasileiro parece não ter sentido o impacto da queda na balança. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam que, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor teve um faturamento de pouco mais de R$ 154 bilhões, um crescimento de 8,8% no mesmo período do ano anterior.
O Portal TOP Franquias elencou 16 opções de negócios – de diversos segmentos – com investimento de até R$ 100 mil para quem quer empreender sem ter que despender de valores exorbitantes.
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Vilesoft
Vilesoft
Em operação há mais de 30 anos no setor de tecnologia e com experiência em softwares e gestão empresariais integrados, a Vilesoft, além de exigir um baixo investimento, aposta na divisão mensal dos lucros com os franqueados como forma de incentivo para atrair novos investidores e valorizar aqueles que apostam no negócio. O modelo requer um investimento inicial de R$ 75 mil e, segundo a franqueadora, o prazo de retorno é de seis a 48 meses.
Mapa da Mina
Mapa da Mina
Para quem busca uma franquia de beleza, a rede de semijoias Mapa da Mina pode ser uma boa aposta. Com apenas R$ 50 mil é possível ter uma unidade Express – em formato de torre – ideal para quem busca por uma nova opção de investimento. Neste novo modelo de negócio, as peças e acessórios ficam à disposição dos clientes que frequentam estabelecimentos comerciais como, por exemplo, salões de beleza, lojas de cosméticos e perfumarias. Com 15 lojas divididas entre Rio de Janeiro e São Paulo, a expectativa da empresa é fechar o ano com mais cinco operações. O investimento dá direito a dez torres com os produtos e o retorno, de acordo com a empresa, ocorre após 12 meses de operação.
Dr. Jardim
Dr. Jardim
Especializada em manutenção de jardins e piscinas, a Dr. Jardim possui um modelo de negócio que funciona no sistema home-based e foi formatado para atender a necessidade de acordo com o tamanho de cada cidade. Para adquirir uma unidade da marca, é preciso investir cerca de R$ 25 mil em cidades com até 50 mil habitantes, mas pode chegar a R$ 42 mil em cidades maiores. Em todos os formatos, o prazo de retorno é de até um ano, segundo a franqueadora.
Master House Manutenções e Reformas
Master House Manutenções e Reformas
Inserida em um mercado que vem registrando crescimento contínuo, a Master House, rede especializada em manutenções e reformas residenciais e corporativas – alvenaria, hidráulica, elétrica, pintura, gesso, jardinagem, impermeabilização etc. –, foca em arquitetos e engenheiros que desejam empreender. Com investimento total de R$ 75 mil é possível abrir uma unidade da marca, que já conta com 68 lojas em 19 estados brasileiros e também nos EUA.
Rede de vending machines, a Mr. Kids oferece uma solução eficiente para o problema de falta de moedas no mercado. As máquinas comercializam doces e brinquedos com baixo ticket médio e, para driblar a falta de moedas, a marca investiu na instalação de máquinas que trocam cédulas por fichas e viu o faturamento crescer 40% nos pontos em que o dispositivo foi instalado.
Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é de R$ 18,7 mil. Ao todo, são 138 franqueados em operação em diversas regiões do país e mais de 6,2 mil máquinas em funcionamento. Em 2016, o faturamento foi de R$ 3,6 milhões.
Louyt
Louyt
Em alta no Brasil, franquias de mobile marketing são ideais para quem quer investir com custo operacional baixo, podendo ser operadas em sistema home office, sem necessidade de funcionários e com possibilidade de lucro já no primeiro mês.
Um exemplo de rede neste segmento é a Louyt, empresa espanhola que atua no país e comercializa uma plataforma de mobile marketing de rápida implementação – com ferramentas como chatbot e storytelling – para que micros e pequenos empreendedores possam divulgar de forma personalizada seus produtos e serviços e realizar atendimento e captação de clientes por meio de smartphones.
O investimento inicial para quem quer apostar na Louyt é de R$ 31 mil (já inclui taxa de franquia e capital de giro). A marca já conta com 55 unidades em diversas regiões do país.
Pintura a Jato
Pintura a Jato
Criada em 2015, a rede Pintura a Jato também oferece um modelo de negócio com baixo investimento. Com um conceito inovador de pinturas rápidas, utilizando a tecnologia airless, que não necessita de ar na aplicação da tinta e possibilita uma melhor cobertura, além de proporcionar economia de tempo, materiais e custos, é possível ser dono de uma franquia da rede com um investimento de R$ 55 mil. A marca conta com 30 unidades em operação em 24 cidades brasileiras e promete um prazo de retorno entre 18 e 24 meses.
NYS Collection
NYS Collection
Apontada como uma das tendências do mercado, as franquias home-based estão em alta e, de acordo com dados apresentados pela ABF, representam o terceiro lugar das operações ativas no Brasil. Para quem procura investir e trabalhar de casa, uma das opções é a NYS Collection, rede americana de óculos presente em 40 países, incluindo o Brasil. A marca apresenta o formato de mala com gavetas, pela qual é possível ter um estoque de aproximadamente 100 modelos de óculos, ou no formato bolsa, que comporta cerca de 50 peças. O investimento é de R$ 15 mil e o prazo de retorno gira em torno de 6 a 8 meses.
Gigatron
Gigatron
Para quem procura por um modelo de negócio do segmento tecnológico, uma das opções é a Gigatron Franchising. A rede é referência na área de serviços em tecnologia e possui mais de 160 unidades em operação em diversas regiões do país.
Atualmente, a marca oferece duas opções aos investidores. a primeira é a Certificado Digital, que atua na venda de certificados para pessoas físicas e jurídicas. Esse modelo representa 70% das franquias da rede e requer um investimento inicial de R$ 4,5 mil para trabalhar no sistema home-office, mas pode chegar a R$ 15,5 mil para loja física.
Há, ainda o formato Sofwares, que oferece a implantação de softwares para empresas de varejo e prestadores de serviços, e tem investimento inicial de R$ 10,8 mil tanto para home-office quanto para loja física. No primeiro caso, o prazo de retorno é entre três e seis meses, enquanto no segundo, esse período é um pouco maior, de até 12 meses.
Limpidus
Limpidus
Há 27 anos oferecendo gestão de serviços e soluções técnicas para limpeza corporativa, a Limpidus oferece um modelo de negócio no formato home-office. Com um investimento inicial de R$ 50 mil, que pode ser parcelado em até 18 vezes, uma unidade, segundo a empresa, alcança retorno entre 12 e 21 meses. Recentemente, a marca expandiu as operações para países da América Latina e EUA, além de ter conquistado master franqueados para crescer no Brasil e impulsionar em 12% o faturamento anual.
Acqio
Acqio
Fundada em 2015, a Acqio é uma rede de pagamentos eletrônicos de cartão de crédito ou débito por meio de equipamentos POS (WiFi e GPRS). Presente em 400 cidades do país, a rede conta com mais de 500 franqueados. O negócio é um dos que exigem menor investimento no mercado atual de franquias: R$ 6,4 mil, com prazo de retorno em até 12 meses.
Ecoville
Ecoville
Primeira franqueadora de lojas de produtos de limpeza, a Ecoville foi criada em 2007 e entrou para o segmento do franchising em junho de 2016. Além de 140 lojas no formato de licenciamento, a marca já tem cerca de 80 unidades franqueadas em operação. O investimento inicial para ter uma franquia é de R$ 85 mil, incluindo a taxa de franquia, e o prazo de retorno é de 12 a 24 meses.
Ice Creamy Sorvetes
Ice Creamy Sorvetes
Aproveitando o momento positivo do franchising, a Ice Creamy, maior rede de franquias de sorvete na pedra do Brasil, possui um ambicioso plano de expansão e pretende fechar 2017 com mais de 450 pontos de comercialização de seus produtos em todo o país.
Atualmente, são 70 unidades em funcionamento e 100 pontos em diversas regiões. A empresa oferece três modelos de negócio, cujo investimento inicial varia entre R$ 2,5 mil (ponto de venda) e R$ 50 mil (quiosque).
Emagrecentro
Emagrecentro
Clínica de estética e emagrecimento com 31 anos de mercado, a Emagrecentro possui um modelo de negócio para os investidores que querem apostar suas fichas no segmento de saúde e bem-estar. Para ser dono de uma franquia da rede será preciso um investimento inicial de R$ 72 mil e aguardar um prazo de cerca de 12 meses para ter o retorno do que foi aplicado. Com mais de 100 unidades distribuídas em todo o território nacional, o faturamento médio mensal de cada unidade é de R$ 30 mil.
Clinicão
Clinicão
Aos apaixonados pelo universo pet, a opção de investimento fica por conta da Clinicão, rede especializada em serviços veterinários. Com um investimento inicial de R$ 96,4 mil, é possível abrir uma unidade que ofereça todo o suporte para ao animal de estimação, desde banho e tosa até cirurgias e exames especiais.
Cuidare
Cuidare
A Cuidare é uma rede de franquias de cuidadores de pessoas, cujo principal cliente é o idoso. O foco da empresa é oferecer acompanhamento parcial (eventual) e/ou integral (mensal). Inclui-se nos serviços prestados as atividades de lazer, como caminhadas e acompanhamento a eventos, e cuidados específicos, como banho, curativos, reabilitação, entre outros.
O investimento inicial para se tornar um franqueado da marca parte de 21 mil reais, com um faturamento mensal de cerca de 10 mil reais no primeiro ano e de 25 mil reais a partir do segundo ano. A franqueadora informa que o prazo de retorno previsto é de seis a 12 meses.