quinta, 12 de dezembro de 2024

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Franquias apostam no “boca a boca” para atrair clientes

Franquias apostam no “boca a boca” para atrair clientes

Com campanhas que buscam a tradicional máxima da chegada de consumidores por indicação, marcas investem para alavancar vendas dos franqueados

Em tempos de crise a solução é usar a criatividade para não sofrer as consequências de um mercado consumidor receoso. Por isso, cada vez mais as redes de franquias desenvolvem estratégias de marketing pontuais para atrair e fidelizar clientes aos franqueados. Uma das ações que vem sendo usada é a tradicional propaganda “boca-a-boca”, que consiste basicamente em uma pessoa indicar outra para conhecer e ser beneficiada com produtos ou serviços de determinada marca.

Com a intenção de levar mais pessoas até seus pontos de vendas e também de prospectar novos consumidores, a Nutty Bavarian criou, em 2016, uma ação na qual as pessoas acessavam o site da marca e faziam um cadastro para distribuir mini-cones de nuts, chamados de cone mucho loko, para amigos e familiares. Após receber o convite, o indicado devia gerar o cupom na página da promoção e agendar a retirada do presente para o dia e quiosque de sua preferência. Além de ganhar o cone, o participante concorria a uma bicicleta retrô repleta de nuts glaceadas. De acordo com Danilo Tanaka, gerente de marketing da Nutty Bavarian, o objetivo da ação foi alcançado com sucesso. “Foram mais de 13.590 likes e um aumento de 7.8% nas redes sociais durante o período da campanha. Aproximadamente 45 mil pessoas agendaram para retirar o Cone Mucho Loko, 10 mil a mais do que esperávamos. A nossa meta, que era de aumento da percepção da marca e de novos consumidores, que nunca tinham provado o produto, foi atingida com êxito”, afirma Tanaka.

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Segundo Elaine Bezerra Nolasco, sócia-fundadora da Troow Consultoria, essas ações sempre são muito efetivas. “Serão novas pessoas conhecendo seu negócio, consumindo seu produto ou serviço e que poderão gerar outros clientes e assim criar um efeito de propaganda boca a boca, a melhor que existe”.

Seguindo a tendência da ação de indicação, a rede O Boticário lançou uma campanha na qual convida suas consumidoras a experimentarem a nova fragrância de seu produto e estimular o compartilhamento de mensagens de autocuidado para outras mulheres, espalhando o conceito #façaissoporvocê. Para participar, basta fazer o cadastro no site da marca, indicar as amigas e compartilhar uma inspiração com elas. Desse modo, a cliente e sua amiga ganham um produto da marca especialmente criada para essa ação. De acordo com a empresa, ainda não existem números que indiquem o sucesso da campanha, já que ainda está em andamento. O que afirmam, contudo, é que a aceitação do público está muito boa.

A especialista em franchising Milena Lidor afirma que esse tipo de campanha é muito eficaz, já que viraliza a informação e trabalha ao mesmo tempo com a técnica de degustação. “Nesta ação a empresa, além de viralizar a informação, também trabalha com uma técnica muito moderna de degustação, em que, se a pessoa se identifica com o produto, continua a sua utilização. Além de retorno imediato e rápido com a viralização e engajamento das pessoas, a ação também gera resultado de retenção desse cliente. É um carinho personalizado para o consumidor, que entende que essas ações são como um agradecimento por ele estar consumindo naquela empresa, uma troca. Isso é tendência e veio para ficar”, garante a consultora.

Entretanto, fazer unicamente uma campanha diferenciada não garante o sucesso da ação de marketing. Elaine, da Troow Consultoria, defende que definir uma meta em qualquer campanha de marketing é fundamental para o sucesso da ação. “Antes de qualquer ação, precisa ser definida a meta, a finalidade dessa ação ou do conjunto. Só dessa forma trará retorno. Na minha trajetória como empreendedora e consultora pude vivenciar diversos momentos de empresas de todos os portes realizando ações sem saber onde gostariam de chegar. Portanto, as ações precisam ter uma finalidade para alcançar o resultado. Estabelecer controles é fundamental para saber se a ação gerou ou não o resultado desejado”, diz. A consultora afirma, ainda, que outro ponto determinante para que as ações de marketing sejam eficazes é o estudo do público-alvo, defendendo também que não existe apenas uma ação diferenciada de marketing, mas um conjunto de ações com o único objetivo de fazer as empresas venderem mais. “Nem sempre os descontos são fonte de atração de clientes, portanto, criar o ‘avatar’ desse público é fundamental para a formulação de ações corretas. Muitas não surtem efeito pois a empresa não sabe quem é seu público”, reitera.



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