Segmento registrou segundo maior crescimento no primeiro trimestre do ano, de acordo com dados recentes da ABF
Quinto maior mercado de alimentos e bebidas do mundo e na mesma posição no ranking de alimentação saudável, o Brasil possui muito espaço para crescer e despontar entre os líderes. Um dos motivos para o crescimento do setor está relacionado à retomada da economia, que, aos poucos, vai demonstrando reação em meio à crise. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam que, no primeiro trimestre deste ano, o segmento de franquias de alimentação registrou alta de 6% em comparação ao mesmo período de 2016, totalizando pouco mais de R$ 9,9 bilhões em faturamento.
Considerado um dos principais segmentos do franchising brasileiro, ainda de acordo com os números apresentados pela ABF, o setor é o segundo em quantidade de unidades franqueadas no país, o que representa cerca de 26% do universo de franquias, atrás apenas de saúde, beleza e bem-estar.
A equipe de reportagem do Portal TOP Franquias visitou a ABF Franchising Expo 2017, principal feira do setor no país, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de junho, e conferiu as principais novidades apresentadas ao público. De redes de churros a cafés gourmet, passando por mini salgados, croissants recheados, fast food, frango frito no pote, coxinhas, empadas, há diversas opções que dão água na boca e que prometem alavancar ainda mais a economia e proporcionar bom retorno financeiro aos franqueados.
Selecionamos oito opções de franquias de alimentação para quem procura um investimento de até R$ 500 mil.
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Mordidela
Mordidela
Rede especializada em mini porções de doces e salgados, a Mordidela trouxe ao mercado produtos com baixo ticket médio para atender as necessidades de consumo atual dos brasileiros. Criada em meio à crise, em São José do Rio Preto, interior paulista, em 2013, a marca possui investimento inicial de R$ 64,5 mil – inclui taxa de franquia, adequação de espaço, maquinário e estoque inicial – e prevê um prazo de retorno em 12 meses. Com um cardápio variado, a Mordidela conta com 70 unidades em operação em diversas regiões do Brasil e pretende chegar a 120 até o final de 2017.
Açaí Concept
Açaí Concept
A rede Açaí Concept possibilita ao investidor um baixo valor para ter uma unidade de franquia, cujo investimento inicial é de R$ 90 mil. Ideal para locais com grande fluxo de pessoas, como ruas, calçadão de praias, centros universitários, hipermercados, terminais rodoviários, entre outros espaços, é possível ter o retorno do valor aplicado em cerca de um ano após o início das operações, segundo a franqueadora. No cardápio são mais de 70 combinações de sabores e 15 tipos de acompanhamentos para o produto reconhecido mundialmente.
10 Pastéis
10 Pastéis
Outro modelo de negócio que chamou a atenção do público durante a ABF Expo 2017 foi o da rede 10 Pastéis. Com um investimento de R$ 280 mil – inclui taxa de franquia, capital de giro e instalação – é possível ser dono de uma loja de rua que oferece rodízio de pastéis aos clientes. A marca promete um prazo de retorno a partir de 24 meses e um faturamento mensal de R$ 80 mil, sendo que o lucro médio é de cerca de 15% sobre o faturamento.
Croasonho
Croasonho
Única rede de franquias especializadas em croissants recheados do Brasil, a Croasonho – recém adquirida pelo Grupo Halipar – apresentou um novo modelo de negócio para quem pensa em apostar na marca. Com um investimento de R$ 350 mil, é possível ter uma unidade em formato container, ideal para instalação em terrenos e rodovias com grande fluxo de veículos e em cidades com até 250 mil habitantes. Fundada em 1997, mas no franchising desde 2009, a rede conta com 73 lojas em diversas regiões do país. O plano de expansão da empresa prevê a abertura de mais 20 unidades até o final do ano entre todos os modelos de negócio.
Oven Pizza
Oven Pizza
No mercado de franchising desde o ano passado, a Oven Pizza aposta num conceito fora do comum para atrair o público que é apaixonado por pizza. Fugindo da tradicional massa redonda, a marca aposta no conceito customizado de acordo com o pedido do cliente. Atualmente, a rede conta com sete lojas divididas entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, mas pretende ampliar o número de unidades com a inauguração de mais 12 até o final de 2017. Para quem busca uma proposta fora da caixinha, o investimento inicial é de R$ 350 ml. O prazo de retorno varia entre 24 e 36 meses.
Rei do Picadinho
Rei do Picadinho
A rede Rei do Picadinho aposta em comfort food – pratos clássicos nacionais. Com um investimento de R$ 400 mil, incluindo taxa de franquia, aposta nos clássicos da culinária nacional, enaltecendo diferenciais como a não adição de conservantes, corantes e estabilizantes. Do picadinho à feijoada, são mais de 15 opções de refeição completa no cardápio a partir de R$ 23,90. Com foco em shoppings, a marca possui duas unidades em operação, ambas na capital paulista, e a proposta é triplicar o número de franquias até 2018.
Divino Fogão
Divino Fogão
Para quem quer apostar em franquia especializada em comida de fazenda, a rede Divino Fogão apresentou um novo formato de negócio durante a ABF Expo 2017. Com o mesmo cardápio tradicional, mas com opções pré-selecionadas, a marca passa a oferecer a Divino Fogão Pratos da Fazenda, nova opção que exige tamanho mínimo de 35 metros quadrados, ideais para supermercados, centros empresariais e hospitais, e um investimento inicial de R$ 450 mil. Atualmente, a rede conta com 190 unidades em todas as regiões do país.
Casa da Azeitona
Casa da Azeitona
Com 58 anos de mercado, a Casa da Azeitona não perdeu a essência familiar e já está na sua terceira geração. Sediada em Curitiba, a rede do segmento de mercearia e empório resolveu expandir os negócios apenas no ano passado, quando passou a oferecer franquias a quem estiver interessado em apostar na comercialização de produtos que possuem a azeitona como carro-chefe. Além dos 20 tipos de azeitonas, a loja também oferece 26 tipos de antepastos, castanhas, queijos, embutidos, entre outros itens. Para ter uma unidade da Casa da Azeitona é preciso desembolsar R$ 480,5 mil e o prazo de retorno gira entre 24 a 36 meses.