Um dos mais tradicionais do franchising nacional, segmento de serviços educacionais teve alta de 4,7% no segundo trimestre de 2017
Os cursos profissionalizantes estão atraindo cada vez mais pessoas que buscam por capacitação ou um upgrade no currículo para potencializar as chances de recolocação no mercado de trabalho. Um dos mais tradicionais do franchising nacional, o segmento de serviços educacionais, o qual engloba as redes de ensino profissionalizante em diversas áreas de conhecimento, desperta o interesse de empreendedores, que têm à disposição diferentes opções no mercado de franquias.
Dados recentes da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam que o Brasil conta com 2,9 mil redes de franquias dos mais diversos segmentos, sendo que, deste total, apenas 3% oferecem serviços educacionais. Embora poucas marcas sejam do ramo, o faturamento é animador: houve uma alta de 4,7% no saldo da balança se comparado com igual período de 2016, totalizando pouco mais de 2,7 bilhões de reais.
Na avaliação de Rogério Gabriel, fundador e presidente da MoveEdu, apostar numa rede de ensino profissionalizante tem a vantagem de ser um serviço que nunca deixará de ser essencial para a população. “Investir em cursos profissionalizantes torna-se fundamental para quem quer buscar uma recolocação no mercado de trabalho ou, ainda, aprimorar um currículo que pode estar desalinhado às tendências do mundo corporativo. Podemos dizer que é um mercado que está em alta”, destaca o empresário.
Para quem quer aproveitar o crescimento desse nicho e se tornar dono de uma franquia de educação profissionalizante, precisa avaliar atentamente o plano de negócio oferecido pela marca, como investimento inicial exigido, faturamento médio mensal das unidades, prazo de retorno, suporte e estratégias para atrair alunos interessados no método de ensino. “Franquias de ensino profissionalizante necessitam de um capital de giro para se sustentar até alcançar o número de alunos que traga rentabilidade. Desta forma, o retorno não é rápido. Mas, por outro lado, um ou dois meses com problemas nas vendas não afetam a receita expressivamente”, avalia Monica Fernandes, consultora de franchising do Grupo Soares Pereira & Papera.
São diversas as opções de negócios para quem está interessado em investir numa franquia de ensino profissional. O Portal TOP Franquias selecionou algumas redes que exigem capital variado para auxiliar quem quer ser dono do próprio negócio no ramo.
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Evolute
Evolute
A Evolute oferece mais de 70 opções de cursos profissionalizantes em suas 90 unidades e, desde 2016, incorporou a marca Pop Idiomas, passando a contar com formações em idiomas em seu portfólio. O investimento inicial para abrir uma escola da marca é de 50 mil reais e o prazo de retorno estimado é de 12 a 18 meses. Para 2017, a rede pretende abrir 20 novas unidades e fechar o ano com um faturamento de 36 milhões de reais.
Makevator
Makevator
Especializada em formação profissional em beleza de alto nível para cinema, teatro, publicidade, moda, televisão e salões de beleza, a Makevator conta com três unidades no Rio de Janeiro e uma em São Paulo. A marca exige um capital inicial de 170 mil reais e prevê retorno entre 18 e 25 meses para cada unidade. A taxa de franquia é de 50 mil reais.
CEBRAC
CEBRAC
Com mais de 150 unidades no Brasil, o CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) oferece cursos profissionalizantes que vão além dos conhecimentos técnicos da área escolhida, dando ênfase também ao desenvolvimento pessoal, que prepara os alunos do ponto de vista comportamental e aprimora a postura profissional e empreendedora. São três modelos de franquia: pequeno porte, cujo investimento inicial é de 225 mil reais; médio porte, que pode ser adquirido com investimento inicial de 330 mil reais; e grande porte, com aplicação inicial de 515 mil reais. Os valores já incluem taxa de franquia, capital de giro e instalação. Para os três formatos, o retorno estimado do investimento gira entre 18 e 30 meses.
Instituto Gourmet
Instituto Gourmet
Há três anos no mercado, a rede Instituto Gourmet oferece cursos de gastronomia destinados a interessados em ingressar profissionalmente na área e também para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby. A marca exige um investimento inicial de 250 mil reais, e cada franquia deve obter retorno de 24 a 36 meses, com faturamento médio mensal de 80 mil reais. A empresa espera atingir a marca de 20 unidades até o final de 2017, gerando uma receita de 5 milhões de reais.
Prepara Cursos
Prepara Cursos
A Prepara Cursos é uma das principais redes de cursos profissionalizantes do país e oferece mais de 90 opções de cursos em diversas áreas de atuação. Com 600 unidades em operação, a rede já formou mais de 1 milhão de alunos, entre jovens e adultos, em diversas áreas. A franquia também conta com o Programa Mais Empregos, que auxilia na busca pelo primeiro emprego ou por uma colocação melhor no mercado de trabalho, atuando como facilitador entre empresas e profissionais. O investimento inicial é de 180 mil reais para o formato Prepara Cursos Center, e 90 mil reais para abrir uma unidade no formato Prepara Express. Prazo de retorno estimado entre 18 e 24 meses para ambos os modelos de negócios.
On Byte
On Byte
Pertencente ao Grupo Oportunidade, a On Byte é uma rede de franquias de educação profissional que atua há mais de 20 anos no mercado. Possui três modelos de negócio para investimento, que vão de 8,7 mil reais a 116 mil reais, dependendo do formato escolhido por quem se identificar com a proposta da empresa. Ao todo, são 60 unidades em operação em diversas regiões do país. O prazo de retorno gira entre seis e 18 meses.
Sigbol Fashion
Sigbol Fashion
A Sigbol Fashion é a única franqueadora no segmento de cursos de moda. A empresa, que facilitou e profissionalizou o desenvolvimento de moldes para roupas, possui atualmente 20 unidades em operação. O investimento inicial para quem quer abrir uma unidade da rede varia entre 49 mil reais a 115 mil reais. Com 11 unidades em operação pelo país, a previsão de faturamento da rede para 2017 é de 10 milhões de reais.