Com bons resultados no franchising, apostar na renovação de mão de obra em diversos em mercados como Beleza, Pet e Tecnológico é a indicação de especialista
As franquias têm se consolidado como um importante impulsionador econômico do país, especialmente durante o período de instabilidade econômica. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor registrou crescimento de 8,3% entre 2014 e 2015, superando R$ 139 bilhões. Entre os segmentos, as franquias de Educação e Treinamento têm se destacado, representando 6,6% da receita do franchising no ano passado e registrando um crescimento de 4% no número de unidades franqueadas na comparação com 2014.
Segundo Milena Lidor, consultora da Franquear Consultoria, o momento atual e o negócio são boas opções para quem deseja empreender no setor. “É um nicho que geralmente oferece ao empreendedor rentabilidade de 30% a 40%, ou seja, muito interessante desde que o franqueado cuide dos detalhes e tenha uma gestão bem equilibrada, fazendo, inclusive, com que haja baixa taxa de inadimplência – isso é possível quando o aluno gosta de estar na escola e do relacionamento que existe no lugar. Outro fator para atingir essa rentabilidade é a renovação dos alunos para novos cursos. Quando se trabalha os alunos que já estão na escola para fazerem novos cursos, o custo com mídia para trazê-lo é praticamente zero”, lembra. Para outros especialistas, empreender em redes que oferecem cursos diversos está sempre em alta. “O momento é propício para investir nesse segmento. O mercado está enxugando as vagas e, mesmo assim, cada vez mais exigente. É essencial que as pessoas busquem por fatores e conhecimento que possam agregar ao currículo. Por isso, franquias de idiomas e franquias de cursos de capacitação tendem a ter uma demanda muito interessante”, explica Paulo Cesar Mauro, diretor da Global Franchise.
O TOP Franquias reuniu sete redes de franquias de capacitação profissional em diferentes vertentes. Confira as oportunidades.
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Grupo Prepara
Grupo Prepara
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul são os focos de expansão do Grupo Prepara atualmente. Pensando em ampliar os mercados e o público a atender, a rede possui dois modelos de franquias de capacitação profissional: o Prepara Cursos Center, uma escola completa, específica e adaptada, e o Prepara Express, uma mini franquia voltada para cidades de até 30 mil habitantes. O investimento inicial está entre R$ 50 mil a R$ 150 mil, no modelo Center, e a partir de R$ 50 mil no Express. O lucro médio, em ambos os casos, é de 30% sobre o faturamento mensal, que fica acima de R$ 25 mil.
Sigbol
Sigbol
No mercado de capacitação no segmento de moda desde a década de 60, a rede oferece dois modelos de franquias: o Full, que exige investimento inicial de R$ 115,5 mil e é indicado para capitais e grandes centros, e o Smart, com investimento inicial de R$ 80,9 mil, estruturado para locais com população entre 150 mil e 300 mil habitantes. O faturamento médio mensal é de R$ 41 mil no modelo Full e R$ 23,5 mil no Smart, proporcionando um lucro médio de 30% sobre o faturamento em ambos os casos. Segundo a empresa, a expectativa é abrir dez novas unidades nos próximos meses, tendo foco no interior de São Paulo e Minas Gerais.
CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos
CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos
Com cursos nas áreas administrativa, tecnológica, industrial, saúde, comercial, desenvolvimento pessoal e inglês, a rede possui três modelos de negócios. No Essencial, em que a metragem da unidade é superior a 150 metros quadrados, o investimento total gira em torno de R$ 225 mil, com um lucro de 20% sobre o faturamento, que é de R$ 68 mil, em média. Há também o modelo Intermediária, com área de instalação acima de 250 metros quadrados, e que requer investimento de R$ 330 mil, mas que gera lucro de 21% sobre o faturamento médio mensal, de R$ 120 mil. No modelo Superior, a área de instalação fica acima dos 300 metros quadrados e o investimento total está a partir de R$ 445 mil, com lucro médio de 17% sobre o faturamento, hoje estimado em R$ 250 mil por mês. De acordo com informações da empresa, o prazo de retorno está previsto para 18 a 24 meses e a taxa de royalties é de 10% em todos os modelos.
CERS
CERS
Criada ao final de 2015, a rede oferece infraestrutura para alunos que precisam se preparar para concursos, oferecendo, além do material e das aulas, espaço e apoio necessário, como cabines de estudo com acesso à internet, biblioteca jurídica, café e coach (para quem precisa cuidar também do lado emocional para garantir um bom desempenho nas avaliações). Até o momento, segundo a rede, já são 22 unidades franqueadas em diversos estados brasileiros. O investimento exigido está entre R$ 200 mil e R$ 500 mil, de acordo com o perfil da cidade que será implantada a unidade. A marca prevê diferenças no valor da taxa de franquia: para locais de até 200 mil habitantes, o valor é fixado em R$ 50 mil, enquanto que nas cidades maiores, a taxa é de R$ 100 mil. O lucro médio é de 20% a 30% sobre o faturamento (acima de R$ 15 mil ao mês) e o prazo de retorno é de 24 a 36 meses.
Future
Future
Recém lançada no mercado de franchising, a rede comporta as marcas Star Grooming, voltada para a capacitação no mercado Pet, e a Academia Paris, que atende as necessidades do mercado de beleza. Ambas possuem três modelos, com valores que variam de acordo com a área da unidade. A Star Grooming requer investimento total de R$ 30 mil (unidades de 30 a 45 metros quadrados), R$ 65 mil (unidades de 46 a 120 metros quadrados) e R$ 110 mil (unidades acima de 120 metros quadrados). Em todos os formatos o franqueado atua dentro do conceito de loja e escola de formação, em que são disponibilizadas 17 opções de cursos, entre os quais banho e tosa, auxiliar de veterinário, limpeza de tártaro e até gestão de pet shop. Já na marca Academia Paris, os formatos possuem investimento total de R$ 50 mil (30 a 45 metros quadrados), R$ 85 mil (46 a 120 metros quadrados) e R$ 170 mil (acima de 120 metros quadrados). Além da comercialização de produtos, são oferecidos cerca de 20 cursos, como design de sobrancelha, manicure, pedicure, colorimetria, maquiagem, entre outros. A expectativa da rede é chegar ao final de 2016 com dez unidades de cada marca.
EFAC
EFAC
Franquia de formação profissional em beleza que oferece desde cursos básicos no segmento, como cabeleireiro, depilação e massoterapia, até especializações como maquiagem para noivas, unhas artísticas e aromaterapia. Disponibiliza três formatos de franquia: Prime, Master e Premium. O investimento inicial é de R$ 95,9 mil, com o lucro médio estimado em 20% a 30% sobre o faturamento médio mensal de R$ 70 mil. As cidades paulistas que são foco da expansão no momento são Presidente Pudente, Ourinhos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Carlos, Lins, Sumaré, Araraquara, Assis, Barretos, Piracicaba e Rio Claro. No Paraná, Curitiba e Londrina são os alvos da EFAC.
Instituto Embelleze
Instituto Embelleze
Líder na América Latina em capacitação de profissionais no setor de beleza, para alcançar números cada vez mais altos a rede mantém sua expansão buscando novos franqueados em todos os estados. “Ainda há praças disponíveis em cidades de todas as regiões, mas Sul e Nordeste são nossas prioridades,” conta o presidente do Instituto Embelleze, Paulo Tanoue. As franquias do Instituto Embelleze oferecem cursos variados na área da beleza, incluindo formação de cabeleireiro, manicure e pedicure, depilador, designer de sobrancelhas, barbeiro, entre outros. O investimento inicial está entre R$ 90 mil e R$ 235 mil. O lucro médio mensal é de 25% a 30% sobre o faturamento médio de R$ 75 mil. O prazo de retorno é de 18 a 24 meses.