Organizado pelo Sebrae, evento contará com opções de negócios que exigem até 300 mil reais de investimento e que tenham foco de atuação do estado de SP
A previsão é que cerca de 150 mil pessoas visitem a 6ª edição da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae-SP entre os dias 18 e 21 de fevereiro, no Anhembi, zona norte da capital paulista. Além de palestras e consultorias diversas, o evento terá entre os mais de 420 expositores negócios que, em tese, alcançaram sucesso e estão replicando seus modelos por meio de franquias.
O setor de franchising, segundo balanço divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) nesta semana, obteve crescimento de 8,3% em comparação ao período anterior, 2015, alcançando um faturamento total de R$ 151,247 bilhões, o que tem evidenciado o potencial do mercado, em alta mesmo diante de um cenário econômico fragilizado.
Dentro do Espaço Franquias, no estande da ABF, o público visitante receberá orientações básicas e material informativo sobre como se tornar um franqueador ou franqueado. Já na Arena Franquias, durante todos os dias da Feira, especialistas ministrarão palestras para quem deseja empreender. No espaço, o público terá a oportunidade de conhecer casos de sucesso de franqueadores brasileiros.
Para aqueles que desejam visitar a Feira do Empreendedor, que tem entrada gratuita (inscrições pelo site www.feiradoempreendedor.sebraesp.com.br), o Portal TOP Franquias reuniu uma lista com algumas das redes de franquias expositoras no evento. Confira na galeria.
Carregando Galeria...
Menu
Protect
Protect
Com foco no B2B, pode ser operada em casa. Oferece soluções de seguros sob medida para empresas de pequeno porte, além de outros serviços. Fundada em 2015 com o apoio da seguradora American Life, a Protect exige investimento total de 36 mil reais, que já conta com a taxa de franquia, de 16 mil reais. Segundo a franqueadora, o retorno de investimento é previsto para ocorrer entre 12 e 18 meses. O faturamento mensal informado pela empresa é de 15 mil a 20 mil reais até o final do terceiro ano de atividades.
Cheirin Bão
Cheirin Bão
Criada em 2014, a Cheirin Bão quer contribuir com a popularização do consumo de café especial no Brasil. A marca disponibiliza dois modelos de negócio para franqueados: quiosques (investimento de 75 mil reais) e lojas (investimento de 90 mil reais). Em seu mix de produtos, além do café coado na hora, há mais de 90 itens da culinária mineira como doces, queijos, pimentas e cachaças. De acordo com a empresa, o faturamento médio mensal gira em torno de 40 mil reais. O retorno acontece a partir de 11 meses para quiosque e nove meses para loja.
Doutor Faz Tudo
Doutor Faz Tudo
A Doutor Faz Tudo é uma rede de franquias especializada em reparos e reformas pertencente ao Grupo Zaiom. Para ser um franqueado da marca, o empreendedor não precisa de um ponto comercial, já que a operação pode funcionar em sistema home office ou em sala comercial compartilhada. O investimento inicial varia de 25 mil reais para cidades com até 50 mil habitantes a 50 mil reais para cidades com mais de 500 mil habitantes. A empresa informa que o franqueado começa a obter retorno do investimento em cerca de seis meses.
Note Franchising
Note Franchising
Primeira rede de franquias de comunicação corporativa do país, a Note Franchising cobra uma taxa de franquia de 50 mil reais. Incluindo os investimentos para montagem do escritório e capital de giro, o investimento total é de 120 mil reais. Após a conquista dos primeiros clientes, é cobrada uma taxa de royalties de 12% sobre o faturamento.
Clinicão
Clinicão
A Clinicão é uma rede de franquia de consultórios e clinicas veterinárias. Para se tornar um franqueado da marca é necessário investir cerca de 90 mil reais.
Violletta
Violletta
A Violletta é a primeira franquia do Brasil que alia moda feminina e vendas diretas. A marca permite que o franqueado não tenha custo fixo com alugueis de ponto comercial. Com um investimento inicial de 12,5 mil reais, o franqueado recebe uma Clothes Bag, mala personaliza com as cores da logomarca da empresa, e também uma arara a ser montada para a exibição dos modelos na casa da cliente. De acordo com a empresa, a previsão de retorno de investimento é de seis meses. O faturamento mensal fica entre 12 mil reais (sem revendedoras) e 40 mil reais (com revendedoras).
Gigatron
Gigatron
A Gigatron, rede de serviços em tecnologia, oferece duas modalidades de negócios no perfil de microfranquias. Uma delas é o Certificado Digital, que atua com a venda de certificados para pessoas físicas e jurídicas, cujo investimento inicial é de 15,5 mil reais. A outra é a Giga Software, que oferece a implantação de softwares em empresas de varejo e prestadores de serviços, com o objetivo de melhorar os processos e auxiliar na administração da empresa. Esta exige o investimento de 10,8 mil reais. Ambas as modalidades podem ser administradas no formato home office ou Loja Física. Na Feira do Empreendedor a rede lançará a franquia “Software Básico”, cujo investimento inicial será de aproximadamente 8 mil reais.
Belga Mix
Belga Mix
Especializada em batatas fritas no cone e churros, a Belga Mix reformulou parte de sua operação, tanto em relação à contratação de funcionários para o dia a dia do negócio, quanto no investimento em novas tecnologias, que facilitaram os processos e permitiram a criação de novos formatos de franquias, em food carts e quiosques de shoppings. Os investimentos iniciais, que antes eram a partir de 106 mil reais, agora começam na casa dos 29,5 mil reais.
Crazy4Mugs
Crazy4Mugs
Especializada em presentes criativos, como copos e canecas e com licenciamento exclusivo de grandes marcas, a rede oferece a opção quiosque, que se adequa a qualquer espaço disponível nos shoppings. O investimento varia entre 88 mil e 100 mil reais, com faturamento médio mensal de 40 mil reais.
Tutores
Tutores
Franquia voltada para a educação multidisciplinar, que estará na Feira do Empreendedor com novo modelo de negócios baseado no tamanho das cidades. As modalidades englobam investimentos a partir de 20 mil reais e a possibilidade de começar trabalhando de casa. O formato para cidades com mais de 500 mil habitantes exige 47 mil reais, sendo o mais alto entre as opções da rede.
iGui
iGui
Maior rede de franquias de piscinas em fibra de vidro do mundo, possui unidades de franquia (entre pontos de venda e fábricas) no Brasil e em outros 39 países. Segundo informações da franqueadora, o faturamento mensal é de 100 mil reais, sendo que o investimento total (já incluindo taxa de franquia, show room e capital de giro, fica entre 150 mil e 350 mil reais.
MTCred
MTCred
Focada no mercado de crédito consignado, a rede oferece o modelo de loja, que exige investimento de até 100 mil reais. Na Feira do Empreendedor, apresenta um novo modelo de negócio novo, a franquia Smart, que é home office e possui um investimento inicial de 14,9 mil reais, já incluindo a Taxa de Franquia. O faturamento mensal informado pela franqueadora é de 80 mil reais (modelo Smart), o que proporciona um retorno em até oito meses.
Mordidela
Mordidela
A Mordidela é rede fundada em 2016 que comercializa mini porções de doces e salgados. O forte da marca é vender seus produtos a um valor baixo. Na Feira do Empreendedor, a novidade fica por conta do lançamento de um novo produto, o pão de queijo frito. O investimento para se tornar franqueado da marca é de 85 mil reais, incluindo taxa de franquia, maquinário e adequação do espaço. O negócio proporciona um faturamento médio mensal de 30 mil reais.
Acqio
Acqio
Há pouco mais de um ano no mercado, a Acqio Franchising, rede de franquias com foco em pagamentos eletrônicos, oferece um modelo de negócio no sistema home office enquadrado na categoria de nanofranquia, com investimento de 6,9 mil reais. O faturamento médio mensal do franqueado é de 11 mil reais, com uma margem de lucro de 3,2 mil reais e retorno previsto para ocorrer em até oito meses.
Bidon
Bidon
A rede, que trabalha como corretora de seguros, foi lançada em 2016. O formato compactado conta com um valor de investimento de pouco mais de 10 mil reais, proporcionando um lucro de aproximadamente 7 mil reais. Até o momento, a Bidon atua exclusivamente no sistema home office, por conta da simplicidade do negócio e da necessidade de uma simples infraestrutura, com apenas computadores, internet e telefone.
Maria Brasileira
Maria Brasileira
A Maria Brasileira é uma rede de limpeza e cuidados domésticos e comerciais. Para a Feira do Empreendedor, a empresa leva como destaque o serviço de limpeza de pós-obra, responsável por um aumento de 9% no faturamento das unidades. O investimento inicial para um franqueado varia entre 20 mil e 30 mil reais, sendo que o retorno previsto acontece a partir do décimo segundo mês de operação.
Grupo Prepara
Grupo Prepara
O Grupo prepara é detento de marcas do segmento educacional. A rede vai apresentar aos empreendedores paulistas os novos modelos de negócios de suas quatro marcas: a Prepara Cursos (especializada em cursos profissionalizantes), com investimento entre 35 mil e 150 mil reais, a Ensina Mais Turma da Mônica (focada em complemento escolar), com investimento de 59 mil reais, a English Talk (oferece inglês ao público adulto), com investimento a partir de 100 mil reais, e a Pingu’s English (especializada em inglês para a primeira infância), que requer um capital de 30 mil reais.
Loja das Torcidas
Loja das Torcidas
A Loja das Torcidas é uma rede de franquias especializada em artigos esportivos. A marca reúne em suas unidades produtos dos principais clubes de futebol do mundo, além de artigos de esportes como MMA, Running, Voleibol, Futebol Americano, Basquete, Beisebol, entre outros. A marca possui um único modelo de negócio, o de loja, que pode ser instalado em ruas e shoppings. O investimento para abrir uma loja da marca começa em 107,5 mil, com prazo de retorno estipulado de 18 a 36 meses.
Leve Pizza
Leve Pizza
O investimento para abrir uma pizzaria da rede, que comercializa pizzas pré-assadas, gira em torno de 166 mil a 212 mil reais. A variação, de acordo com a empresa, se deve em razão da oscilação de adequação do imóvel. A expectativa de prazo de retorno do investimento é de 18 a
24 meses.
Encontre Sua Viagem
Encontre Sua Viagem
Especializada em serviços de turismo, a Encontre Sua Viagem oferece dois modelos a franqueados. O formato home office exige um investimento inicial de 5 mil reais, com a taxa de franquia e capital de giro). A Loja Física requer um capital maior, de 40 mil reais, enquanto o Quiosque requer um investimento de 45 mil reais. Esses valores incluem taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação.
Mary Help
Mary Help
A rede de franquias Mary Help tem como proposta central fornecer mão de obra de diaristas para serviços em residências e empresas. O investimento inicial vai de 40 mil a 60 mil reais, podendo chegar a um faturamento mensal de até 150 mil reais.
WM10
WM10
A WM10 Franchising é uma microfranquia de ERP, que atua no mercado de software por meio de seus sistemas de gestão para lojas nas nuvens e com automação de lojas (como vestuário, calçados, bijuterias, acessórios, perfumaria, cosméticos, presente e conveniência) e franquias. O franqueado pode trabalhar em sistema home office, fazendo com que o investimento não seja tão alto: 15 mil reais. A empresa afirma que o negócio pode gerar um lucro médio de 7,5 mil reais ao mês.
Mania de Passar
Mania de Passar
A Feira do Empreendedor 2017 marca o lançamento oficial da Mania de Passar, primeira franquia de passar roupas do país. A empresa foi criada em junho de 2016 e vinha operando em fase de testes e adequações. O investimento inicial fica 12 mil reais no modelo home based, e 15 mil reais no modelo loja de rua. O faturamento informado pela franqueadora é de 4 mil a 15 mil reais por mês.
Lava e Leva
Lava e Leva
Uma lavanderia que lava a roupa da família, com pagamento mensal e preços populares. Essa é a proposta da Lava e Leva. A rede exige um investimento 50 mil reais para quem quiser ser franqueado.
Ice Creamy
Ice Creamy
A rede fará apresentações de sorvete na pedra congelada a -21° durante a Feira do Empreendedor. É a maior rede de franquias de sorvete na pedra do Brasil e possui dois modelos de negócio: quiosque, com investimento de 50 mil reais, e loja convencional, com investimento de 100 mil reais.
Ecoville
Ecoville
A Ecoville atua segmento de produtos de limpeza e oferece dois modelos de negócios. Com a franquia tradicional, que custa a partir de 148 mil reais, o franqueado tem direito a uma loja física, uma unidade móvel e o canal de televendas. No outro modelo, que é de microfranquia, o empreendedor adquire, a partir de 85 mil reais, uma unidade móvel para venda de produtos na rua e amostras para a venda direta. A previsão de retorno, para ambos os formatos, é de 12 a 24 meses, e o faturamento médio mensal esperado é de 50 mil reais para as franquias tradicionais e de 25 mil reais para as microfranquias.
Puzzle Mania
Puzzle Mania
A Puzzles Mania, empresa que aposta em quebra-cabeças com conceito exclusivo e efeito 3D, faz sua estreia no mercado de franquias durante a Feira do Empreendedor. A marca lançará modelo de negócio com investimento a partir de 60 mil reais, com quiosques de 6m² a 12m². Dentre as licenças com as quais a rede trabalhará, estão Warner Bros, DC Comics, Frida Kahlo, Cartoon Network, Turma da Mônica, Hello Kitty, Ladybug, Corinthians, Palmeiras e São Paulo. O faturamento médio mensal, de acordo com a empresa, é de 35 mil reais.