Segmento está entre os que mais obtiveram crescimento no primeiro trimestre de 2017
Imune ao momento econômico e político fragilizado nenhum segmento permanece. Porém, alguns conseguem sentir um pouco menos os efeitos da crise. É o caso das franquias voltadas para a área da saúde. A Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) e divulgada no último dia 10 de maio, mostrou que, entre os setores que apresentaram maior variação de crescimento nos meses de janeiro a março deste ano está o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que cresceu 17% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Diversos são os fatores que contribuíram para esses números positivos, como a entrada de novas marcas, a chegada de clínicas populares e uma maior preocupação com a saúde e bem-estar por parte dos brasileiros. O TOP Franquias elencou 15 franquias do segmento para investimentos em diferentes portes e áreas.
Carregando Galeria...
Menu
Cuidare Brasil
Cuidare Brasil
A Cuidare é uma rede de franquias de cuidadores de pessoas, cujo principal cliente é o idoso. O foco da empresa é oferecer acompanhamento parcial (eventual) e/ou integral (mensal). Inclui-se nos serviços prestados as atividades de lazer, como caminhadas e acompanhamento a eventos, e cuidados específicos, como banho, curativos, reabilitação, entre outros. O investimento inicial para se tornar um franqueado da marca parte de 21 mil reais, com um faturamento mensal de cerca de 10 mil reais no primeiro ano e de 25 mil reais a partir do segundo ano. A franqueadora informa que o prazo de retorno previsto é de seis a 12 meses.
Clinicão
Clinicão
A marca Clinicão, fundada em 1993, entrou para o franchising em 2016. Atualmente, conta com três modelos de franquias: Consultório Smart, Consultório Veterinário e a Clínica Veterinária. O investimento inicial fica entre 96 mil e 335 mil reais (inclui taxa de franquia e capital de giro). A empresa afirma que o faturamento médio mensal é de 70 mil reais, com lucro de 20% a 25%, o que proporciona o retorno do investimento entre 12 e 18 meses após o início da operação.
GOU
GOU
Fundada em 2010, a GOU (Grupo Odontológico Unificado) Franquias possui mais de 60 unidades pelo Brasil e tem como objetivo oferecer tratamentos ortodônticos e clareamento dental de forma personalizada com valores mais populares. A rede possui quatro modelos de negócio: para cidades com até 20 mil habitantes, o investimento inicial é de 120 mil reais; para cidades com até 50 mil habitantes, o valor parte de 220 mil reais; em municípios com até 100 mil habitantes, o investimento necessário é de 260 mil reais; e, no caso de locais com população acima de 200 mil habitantes, o capital necessário é de 300 mil reais. O lucro médio é de 20% a 35% por mês sobre o faturamento a partir da maturação da empresa.
Audicare
Audicare
Embora atue há 18 anos, a Audicare entrou para o mercado de franquias recentemente. A empresa realiza atendimento clínico e avaliação completa de audição de crianças, adultos e idosos. A rede exige que o franqueado seja fonoaudiólogo. São oferecidos três modelos de franquia: Clínica Completa, que prevê um investimento inicial entre 215 mil a 245 mil reais – varia de acordo com o tamanho da unidade – e a previsão é que o estabelecimento gere retorno entre 12 a 24 meses; Store in Store Westone by Audicare, que tem o investimento inicial de 10 mil reais; e o modelo Store in Store T.A.M., para o qual é necessário desembolsar 3 mil reais.
Medstation
Medstation
Fundada pelo ortopedista Neymar Lima, que possui também uma rede nos EUA – onde vive atualmente –, a Medstation tem como foco pessoas que estão insatisfeitas em depender do sistema público, mas que podem pagar por serviços de saúde a preços mais baixos que os cobrados em consultas particulares ou por planos mensais. As clínicas da marca atuam em cinco frentes: ortopedia, ginecologia, pediatria, cardiologia e clínica geral. De acordo com a franqueadora, que já conta com três unidades em operação, o faturamento por consultório chega a 40 mil reais por mês, sendo que é possível montar uma clínica com até 12 consultórios. O investimento mínimo é de 84 mil reais.
Fórmula Animal
Fórmula Animal
A Fórmula Animal é uma rede de farmácias de manipulação exclusivamente veterinária. O objetivo é promover a saúde, bem-estar e qualidade de vida aos animais. A empresa entrou para o franchising em 2013 e conta com uma loja própria e 15 franquias. O investimento para abrir uma farmácia da marca é de 145 mil a 240 mil reais. A empresa firma que o lucro sobre o faturamento pode chegar a 30%.
Ortoplan
Ortoplan
Fundada em 1998, a Ortoplan é uma rede de clínicas odontológicas que atua em todas as áreas da odontologia. A rede entrou para o franchising em 2007 e atualmente conta com 60 unidades em operação, sendo 54 em 14 estados brasileiros e seis no Paraguai. São dois os modelos de clínicas disponíveis: modelo padrão, chamado Plus, e outro modelo compacto, chamado Smart. No modelo Plus, o investimento inicial é de aproximadamente 350 mil reais, com faturamento mensal médio das lojas de 120 mil reais e lucro médio de 15% a 25%.
Docctor Med
Docctor Med
A Docctor Med foi projetada para oferecer consultas médicas e exames de nível particular a preços mais acessíveis. A marca está no mercado de franchising desde 2012 e conta com 26 unidades em operação. O investimento inicial é de 500 mil reais, e gera um faturamento médio mensal de 250 mil reais, com retorno entre 18 e 36 meses.
Home Angels
Home Angels
Criada em 2008, a Home Angels oferece serviços de cuidadores, que prestam assistência emocional e física aos idosos. As franquias contam com profissionais habilitados nas áreas de fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, entre outras especialidades. Atualmente, a rede possui mais de 100 unidades pelo país. O investimento inicial 67 mil reais, mas há formatos oferecidos que exigem um valor maior. O faturamento médio mensal é de 75 mil reais e o retorno é previsto entre 12 e 18 meses após o início das operações.
Infinita
Infinita
A Infinita atua na área de diagnóstico por imagem. Fundada em 2004, a empresa entrou para o franchising em 2015 e se tornou a primeira empresa franqueadora na área de diagnóstico por imagem no país. Em suas unidades são realizados exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia e raio-X. O investimento inicial para se tornar um franqueado da Infinita é de 3 milhões de reais. Embora esse montante seja alto, o faturamento médio mensal é proporcionalmente interessante: 600 mil reais.
Grupo MedNet
Grupo MedNet
Fundado em 1994, o Grupo MedNet dedica-se à prestação de serviços em medicina e segurança do trabalho, com realização de exames clínicos, audiométricos, laboratoriais, cardiológicos, oftalmológicos, radiológicos e demais especialidades envolvidas nas atividades laborais de seus clientes. A MedNet iniciou seu projeto de franchising em 2006, e hoje conta com quatro lojas próprias e 26 franqueadas. O investimento inicial parte de 165 mil reais, o faturamento médio mensal é de 90 mil reais e a lucratividade fica entre 20% e 25%. O prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses.
Phitofarma
Phitofarma
Fundada em 1970, a Phitofarma é uma das maiores redes de farmácias do ramo de manipulação do país. Para se tornar um franqueado da rede é preciso desembolsar entre 108 mil e 220 mil reais. A rede informa que o faturamento médio mensal é de 80 mil reais e prazo de retorno do investimento é de seis a 15 meses.
Acesso Saúde
Acesso Saúde
Acesso Saúde é uma empresa que oferece atendimento de saúde com valor acessível para a população que não possui plano de saúde. A rede conta com mais de 1.200 tipos de exames, além de serviços odontológicos, de psicologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e outros tratamentos. A marca foi fundada em 2006 e entrou para o franchising em 2008. De lá para cá, já abriu 37 unidades franqueadas. A rede trabalha com três modelos de franquias: o modelo Clínica Médica, a Franquia de Conversão e a Franquia Chave na Mão. O investimento parte de 280 mil reais, o faturamento médio mensal é de 200 mil reais e o prazo de retorno do investimento é de 18 a 24 meses.
Sorridents
Sorridents
Com mais de 180 clínicas espalhadas pelo Brasil, a Sorridents é uma das principais redes em seu segmento de atuação. O foco da marca é oferecer tratamentos odontológicos com valores considerados populares. Para se tornar um franqueado é necessário desembolsar, no mínimo, 350 mil reais. O faturamento médio é de 150 mil reais por mês.
Roval
Roval
A Roval é uma empresa pernambucana que atua há 28 anos no segmento magistral. Em 2013, lançou aRoval Pet, farmácia de manipulação exclusivamente veterinária. São mais de 20 unidades situadas em Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pernambuco, além de uma central de negócios em São Paulo. O investimento inicial é de 260 mil reais, faturamento médio mensal de 50 mil reais, lucro de até 25%.