Setor de franquias do ramo tem apresentado crescimento e novas marcas surgem como opções para investimento em todo o país
Motivado pelos inúmeros programas de TV e também na internet, o volume de aficionados por gastronomia tem crescido significativamente nos últimos anos. Além da facilidade de acesso a renomados chefs e cozinheiros, que passam dicas e truques valiosos a aspirantes da cozinha, a busca por uma alimentação mais saudável também tem contribuído para o crescimento do setor de cursos de culinária, fazendo com que empresas enxerguem no momento uma oportunidade e apostem no nicho, expandindo seus modelos de negócio.
No universo do franchising, ao menos três marcas já se destacam faturando com a disseminação do ensino de técnicas e até formando novos profissionais para o mercado. Se o seu objetivo é investir em uma rede de franquias neste segmento, confira as opções que o TOP Franquias elencou.
Carregando Galeria...
Menu
IGA
IGA
Fundada na Argentina, em 2001, a IGA (Instituto Gastronômico das Américas) já está presente em sete países e conta com 113 unidades, sendo 44 em operação somente no Brasil. Um dos aspectos que se destacam na rede é que ela conta com um número reduzido de franqueados por aqui, tornando-os multifranqueados: são apenas 11 administrando as escolas. Para abrir uma franquia IGA, possuir habilidades em gestão é um facilitador. O mais importante, segundo a empresa, é que o candidato se encaixe nos requisitos para o investimento, ou seja, possua o capital necessário, cerca de 300 mil reais.
Outro diferencial afirmado pela marca é o fato de nunca ter encerrado as atividades de qualquer unidade em todo seu histórico. Para os próximos três meses, a IGA está com foco em conquistar franqueados nas capitais do Nordeste.
Os cursos mais procurados pelos alunos da rede são Gastronomia e Alta Cozinha.
Investimento total: R$ 300 mil
Faturamento médio mensal: R$ 95 mil a R$ 115 mil
Prazo de retorno previsto: 18 a 30 meses
Instituto Gourmet
Instituto Gourmet
Fundada em 2014, a Instituto Gourmet aderiu ao franchising em 2016 e conta com 22 unidades em atividade. Agora, a rede busca franqueados nas regiões Sul e Nordeste. E, para adquirir uma franquia da marca, o candidato deve ter noções de administração de empresa e estar disposto a dedicar-se integralmente para que tenha sucesso e abra novas unidades.
A expectativa para 2018 é audaciosa: crescer 200%, chegando a 66 franquias. Segundo a franqueadora, os cursos mais procurados são os de Confeiteiro Profissional, Doces profissional e Cozinheiro Profissional.
Investimento total: R$ 345,8 mil
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo de retorno previsto: 18 a 24 meses
Le Grand Chef
Le Grand Chef
A Le Grand Chef iniciou suas atividades em 2015 e, em 2018, deu início ao processo de expansão por meio de franquias. Ainda que possua apenas uma unidade em operação, a marca já tem planejado os territórios os quais quer conquistar os primeiros franqueados já nos próximos meses: Campinas, São Paulo e Ribeirão Preto. O candidato a abrir uma franquia Le Grand Chef, além de características como proatividade e facilidade com relações interpessoais, deve possuir algum conhecimento na área da gastronomia e ter um tino empreendedor.
Um dos diferenciais da marca é que, além da Escola de Gastronomia, onde são ministrados cursos técnicos profissionalizantes e cursos gourmets, também oferece serviços de Consultoria para bares e restaurantes, um bistrô para eventos e um empório. Na unidade-piloto, anualmente, a empresa realiza um concurso entre cozinheiros da região de São José do Rio Preto, premiando o ganhador com uma bolsa de estudos na escola. A iniciativa deverá ser estendida às cidades onde existam franquias da marca.