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quarta, 11 de setembro de 2024
Aliança, parceria ou união. Qualquer uma dessas palavras se encaixa quando o assunto é a necessidade que redes de franquias têm de contarem com fornecedores estratégicos para estarem protegidas, otimizadas e profissionalizadas em diferentes âmbitos. São diversos os campos de atuação que podem contribuir com o franchising, auxiliando desde a matriz às suas unidades. O Portal TOP Franquias elencou oito empresas com experiência no mercado de franquias.
A Bastidores do Negócio atua no desenvolvimento do Design de Serviços, com objetivo de que a experiência do cliente seja explorada da melhor maneira possível. A empresa faz um mapeamento completo de como está o atendimento ao cliente e quais percepções essa interação está gerando, utilizando-as para direcionar as ações da empresa.
Segundo Marcelo Zarvos, sócio-fundador da Bastidores do Negócio, a necessidade de padronização entre unidades, adequação à marca e garantia de uma experiência única em qualquer ponto de atendimento é ainda maior em uma rede de franquias, já que, nesses casos, apesar da descentralização da gestão tática, a unidade da marca deve ser mantida e, para isso, precisa ser monitorada de forma constante. “Nós trazemos o olhar do consumidor para os administradores da empresa. Dessa forma, é possível verificar como a equipe de atendimento está atuando, se estão seguindo os procedimentos adequados, se os treinamentos têm tido efeito, entre outros pontos a serem avaliados. Todos os projetos são customizados conforme a necessidade da empresa”, explica Zarvos.
A Central do Franqueado surge com a proposta de oferecer um sistema unificado que busca resolver a falta de suporte de comunicação entre franqueador e franqueados. Em uma plataforma online customizada com a identidade visual de cada marca, o franqueador mantém contato com seus franqueados, agenda reuniões, disponibiliza manuais e treinamentos, homologa fornecedores e produtos aos franqueados e faz todo o controle de qualidade das suas unidades através de checklists, auditorias e planos de ação. Os franqueados, tem acesso a um espaço individual de contato com o franqueador e podem agendar reuniões, ter acesso aos manuais e treinamentos disponibilizados, efetuar ordens de compra aos fornecedores diretamente pela plataforma.
Há um ano no mercado, a plataforma é usada atualmente por mais de 700 franqueados de mais de 35 redes, entre elas a Tax Group, Mr. Fit e Bella Gulla. “O Franchising exige muita organização por parte dos empreendedores a fim de manter o padrão da marca, o sustentáculo do franchising. Para isso, é necessário uma comunicação muito eficiente entre o franqueador e seus franqueados, e é por isso que decidimos entrar no mercado com uma solução inovadora e eficiente, tanto para franqueadores quanto para franqueados”, afirma Dario Ruschel, sócio-fundador da Central do Franqueado.
A Galunion é uma consultoria especializada em foodservice que está há oito anos no mercado e atende marcas como Subway, AMPM, Mania de Churrasco, Billy the Grill, Vizinhando e Jin Jin. A empresa trabalha com insights sobre tendências nacionais e internacionais de alimentação, estratégia e gestão, desenho de novos conceitos, gestão estratégica do menu, programas de inovação, pesquisas de mercado e com consumidor, formatação de modelo operacional replicável, desenvolvimento de fornecedores e operadores logísticos, treinamento, entre outros serviços.
“O franchising no Brasil é um mercado que cresce e luta por escala para que seja cada vez mais relevante. O desafio de supply chain em alimentação, além de elementos chaves na proposta de valor, são campos de oportunidade no Brasil. Por isso, fazemos programas de definição de estratégia em supply chain, inovação no menu, pesquisas de validação de conceitos e outras pesquisas de mercado, seleção de operador logístico, desenho e inovação de método operacional e treinamento”, explica Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion.
Fundada em 1987, a Global Franchise tem como presidente o especialista Pauo Cesar Mauro, um dos pioneiros do franchising no Brasil. Ao todo, o executivo já trouxe mais de 40 marcas estrangeiras ao Brasil e formatou cerca de 300 franqueadoras no país. Mauro é ex-diretor da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e fundador de importantes redes, como a Sapataria do Futuro, Lavanderia do Futuro e Costura do Futuro – juntas, tornaram-se a maior rede de franquias de serviços pessoais do país. É autor de obras que são referências no universo do franchising (Guia do Franqueador e Guia do Franqueado). Concretizou assinatura do Convênio APEX, com o Ministério do Desenvolvimento, para levar franquias ao exterior. Mantém um escritório em Miami (EUA), pelo qual fortalece relações com empresas norte-americanas.
Atualmente, a Global Franchise conta com marcas de diversos países interessadas em atuar no Brasil, sendo responsável pela intermediação junto a potenciais investidores. Entre as principais, destacam-se as redes Snap Fitness, FASTSIGNS, PHONEUP e Genomed. No Brasil, comercializa as marcas Cão Véio, Salve Mimos, Medstation, entre outras.
Agência de comunicação que tem a assessoria de imprensa para varejo e redes de franquias como carro-chefe dos serviços prestados. A empresa também oferece gestão de mídias sociais, treinamentos, consultoria em marketing, produção de conteúdo, entre outras necessidades relacionadas à comunicação. Fundada em 2010, a agência atende atualmente seis clientes relacionados ao franchising, como as redes Pão to Go, Master House Manutenções e Reformas e a consultoria Global Franchise.
“Nossso trabalho é posicionar marcas traçando estratégias minuciosas para os objetivos de cada empresa serem alcançados. Em assessoria de imprensa, por exemplo, nós atuamos em duas frentes de forma simultânea: potencializamos a chegada de leads à franqueadora, e comunicamos regionalmente suas unidades, de modo a valorizar aqueles que apostaram na marca. Nossa visão é de que não devemos fazer crescer apenas o número de franquias, mas também fazer as vendas das franquias crescerem”, explica o sócio-fundador Diego Pudo, que já atendeu mais de 60 redes de franquias de diversos portes e segmentos.
A Malgueiro Campos Advocacia presta serviços jurídicos especializados em propriedade intelectual, como registro de marcas e patentes, franquia, contratos e novos negócios. Além da consultoria preventiva, também atua na mediação e solução de conflitos e litígios. Com um ano de mercado, a empresa atende redes nas áreas de ensino, educação e hotelaria.
“Para as empresas que pretendem se expandir por meio de franquias, assessoramos elaborando a Circular de Oferta de Franquia (COF), os documentos que a compõem, como o Pré-contrato e o Contrato de Franquia, e apoiamos o franqueador nas negociações com os interessados. Também auxiliamos na comunicação oficial com a rede de franqueados, em relação ao cumprimento dos termos do contrato. Atendemos franqueados interessados na aquisição de franquias na análise prévia da COF, e atuamos em mediações e ações judiciais referentes a descumprimentos de contratos de franquia”, informa a diretora Emília Campos.
No mercado desde 2011, o principal serviço da empresa são os transportes em operações personalizadas. Realizam também serviços essenciais à estrutura das franquias, como a simplificação de operações, logística, fulfillment, picking, armazenagem e consultoria. Atuam nos modais rodoviário e aéreo para todo o Brasil.
De acordo com diretor da empresa, Ricardo Murça, o principal motivo que levou a Pharlog a focar no mercado de franquias é a carência de empresas de transporte que forneçam a possibilidade de personalizar a operação da franquia. “O que fazemos é otimizar os fluxos de cargas de modo a oferecer agilidade, valores condizentes com o perfil do negócio, flexibilidade e apoio nas operações paralelas, como a embalagem, armazenagem, envio de material promocional, logística promocional e de eventos, implantação de posições – positivação no PDV, controle do estoque e muito mais. Atualemnte realizamos serviços para duas redes completas e algumas unidades franqueadas”, destaca Murça.
A Whaap oferece um sistema de vendas construído para acelerar e aumentar a conversão de leads em novos contratos. A empresa chegou ao mercado ao início do ano, surgindo a partir da necessidade de acelerar, padronizar e melhorar o atendimento de equipes de expansão e investidores. Mesmo com pouco tempo no mercado, a Whaap está presente em players que são referência nacional em expansão de franquias, como Prepara Cursos, English Talk, Ensina Mais, Pingu’s English, Casa do Construtor, Mercadão dos Óculos, Nutrimais e muitas outras empresas de outros segmentos.
“Nosso papel é aumentar a curva de conversão de leads captados em novos contratos. Além disso, em Webinários frequentes expomos a experiência adquirida por todos os sócios e equipe do Whaap para todos, de modo que seja possível crescer o segmento”, explica Bruno Ribeiro, sócio-fundador da Whaap.
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