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quinta, 12 de dezembro de 2024
Apesar do encolhimento da economia, o setor de franquias do Brasil continua a crescer e registrou em 2015 expansão de 10,1% no número de unidades em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A expectativa é que o crescimento continue em 2016. Em faturamento, segundo a entidade, o acréscimo em relação ao ano passado foi de 8,3%, chegando a R$ 139,5 milhões. Em número de empregos diretos, o setor criou mais de 90 mil postos de trabalho em 2015.
De olho nas possibilidades que o setor de franchising oferece, a Canecaria dá início ao seu processo de abertura para franquias. Com dez lojas próprias e mais de 200 modelos exclusivos de produtos, a marca, criada em 2006 em Curitiba (PR), inicia essa nova etapa com objetivo de expandir o negócio para todo o país. Os custos para a abertura de uma unidade são a partir de R$ 60 mil. A projeção de faturamento anual fica entre R$ 320 mil a R$ 410 mil, com prazo de retorno médio entre 18 a 24 meses.
PUBLICIDADEPresente inicialmente em lojas multimarcas, a Canecaria concentra desde 2009 as vendas dos produtos em quiosques próprios, modelo adotado para o negócio. A marca já conta hoje com uma unidade franqueada. As lojas atuais estão distribuídas em shoppings de Curitiba, Londrina e Maringá (PR). Em São José dos Pinhais, também no Paraná, a unidade está instalada no Aeroporto Afonso Pena.
“Em meio à grande crise econômica que vivemos, enxergamos no momento grandes oportunidades de negócio”, destaca Carolina Farion de Carvalho, principal executiva da rede. Para ela, com o atual cenário do país e a diminuição do poder de compra, os produtos da Canecaria se destacam como boas opções de presentes em um período em que se busca gastar menos. “Temos nas mãos o trunfo do produto barato, fácil de comprar e de escolher.”
Com o aumento do desemprego, a solução para muitos brasileiros tem sido a busca por um negócio próprio. Segundo o indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, em janeiro deste ano o Brasil registrou recorde no número de registros de novas empresas no primeiro mês desde 2010: ao todo, foram 166.613 novos empreendimentos abertos, 10,4% acima do apresentado em janeiro do ano passado e 48% maior na comparação com dezembro de 2015. “O aumento do desemprego tem impulsionado o mercado de franquias, já que muitos ex-funcionários decidem buscar seu desenvolvimento e independência financeira por meio do negócio próprio. Neste caso, ele conta com suporte do franqueador”, informa Carolina.
Para interessados no empreendimento, nos custos para a abertura de um quiosque estão incluídos a taxa de franquia, mobiliário, equipamento e instalação. A orientação da marca é que cada quiosque tenha entre dois e quatro funcionários. O capital de giro é de R$ 10 mil. Para o pagamento de royalties ou taxa de publicidade, o percentual varia de acordo com o faturamento obtido.
Todo o projeto arquitetônico e implantação do quiosque são realizados pela Canecaria, que auxilia o franqueado na escolha do ponto comercial. A empresa oferece também apoio na compra de equipamentos e auxílio operacional para a inauguração, além de treinamento sobre a metodologia implantada pela marca.
O franqueado terá ainda assistência no controle de qualidade, para que haja uniformidade nos padrões de operação, orientação para recrutamento e seleção, gestão de estoque, software de gestão e preferência para a abertura de novas lojas na área em que o franqueado atua. “a desmobilização de diversos lojistas nos shoppings do país tem propiciado melhores negociações de contrato”, ressalta Carolina. “Essa é a melhor hora para fazer uma nova negociação de aluguel”, completa.
“Canecating People”
O conceito do empreendimento sustenta a ideia de conectar o público consumidor com seus produtos. Com frases e desenhos criativos estampados nas canecas, a ideia é criar objetos de estimação, com identidade e personalidade, direcionados a atender necessidades subjetivas dos clientes. O trabalho de fidelização do consumidor passa por oferecer a ele uma experiência positiva tanto na compra quanto no uso do produto.
A marca conta com uma equipe de criação própria, que desenvolve canecas, xícaras, copos e acessórios, e responde pelo desenvolvimento de 100% dos produtos à disposição nos quiosques da marca. Os temas das estampas vão de futebol a música, de humor a datas especiais, de família a turismo.
Análise feita pela própria franquia de caneca, Canecaria identificou o perfil do cliente: o público-alvo é composto, em sua maioria, por homens e mulheres de 20 a 40 anos. Ainda segundo o estudo, 20% dos consumidores compram os itens para uso próprio e coleção, enquanto 80% deles compram para dar de presente. Entre as principais características deste cliente estão a valorização de produtos exclusivos e com personalidade, o compartilhamento de ideias, opiniões e experiências em redes sociais, o desejo de presentear amigos e parentes e a projeção de histórias e emoções à ideia da compra, o que, na maioria dos casos, leva à fidelidade à marca.
Raio-X Canecaria
Conheça a empresa e saiba quais os investimentos necessários para a abertura de uma franquia
Negócio: franquias de presentes e utilidades
Ano de Fundação: 2006
Início de lojas próprias: 2009
Início de lojas franqueadas: 2016
Principal executivo: Carolina Farion de Carvalho
Número de lojas próprias: 10
Número de lojas franqueadas: 1
Interesse de expansão: para todo o Brasil
Taxa de franquia, mobiliário, equipamentos e instalação: a partir de R$ 60 mil, que inclui:
. quiosque montado pronto para funcionar;
. computador, software de gestão e câmera de monitoramento;
. totem, display e demais itens de exposição;
. estoque inicial com produtos e insumos;
. treinamento e suporte para a abertura do negócio.
Capital de giro : R$ 10 mil
Royalties/taxa de publicidade: percentual variável de acordo com o faturamento
Área (quiosque): de 6 a 9 metros quadrados
Faturamento anual: R$ 320 mil R$ 410 mil
Prazo de retorno médio: 18 a 24 meses
Prazo de contrato: 60 meses
Número de funcionários: 2 a 4 (quiosque)