Redes de franquias criativas, que nasceram com perfis únicos ou pouco explorados, tendem a ser boas opções, especialmente em regiões em que alguns modelos de negócios já estão saturados
Pensar fora da caixinha e investir em um modelo de negócio totalmente inovador e único – ou que tenha baixa concorrência – é um desafio para quem procura empreender. Nem sempre apresentar algo diferente no mercado vai atrair o público, obrigando uma série de estudos e estratégias de viabilidade, o que, muitas vezes, provoca desistência de muitos empreendedores antes mesmo de engatarem a primeira marcha. Os que insistem e resistem às centenas de tombos ao longo do caminho, porém, podem ter gratas surpresas com os números positivos de um negócio bem pensado.
As ideias inovadoras que nascem com um perfil único estão nos mais diversos segmentos, que vão de vestuário às redes especializadas em manutenção em piscinas ou desenvolvimento de asfalto. De acordo com Paulo Cesar Mauro, diretor-presidente da consultoria Global Franchise, não basta apenas ter uma boa ideia de negócio, mas também é preciso realizar estudos mais detalhados sobre o potencial da marca.
“Muitos franqueadores acreditam na possibilidade de crescerem facilmente, bastando ter um negócio inovador. Porém, sem fazer uma avaliação profunda do potencial de franqueabilidade da empresa, sem um negócio com bom potencial de rentabilidade para o franqueado, sem um forte investimento na captação de franqueados, sem um suporte de qualidade aos franqueados, sem forte investimento em comunicação, é praticamente certo que o franqueador não sairá do lugar, ou então fará o que chamamos de ‘vôo de galinha’. Vende algumas franquias e logo para”, explica o especialista.
O TOP Franquias elencou algumas redes de franquias com ideias bem inusitadas e de baixa concorrência para quem busca um modelo de negócio diferente para investir. Confira abaixo essas empresas e inspire-se para ter o seu próprio empreendimento.
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Atalaia
Atalaia
Com mais de 60 anos no mercado, a rede Atalaia é considerada pioneira na produção de calçados militares e, em 2017, decidiu expandir sua marca por meio do sistema de franchising. Em apenas um mês adotando este formato de negócio, a empresa fechou o primeiro contrato para a cidade de Vitória, no Espírito Santo. Para quem quiser entrara para o negócio, é preciso investir R$ 99 mil por uma unidade da rede. A taxa de franquia é de R$ 30 mil.
Padaria Pet
Padaria Pet
Que tal apostar numa rede de franquias especializada em petiscaria e confeitaria para cães e gatos? A Padaria Pet oferece diversos modelos de negócios, que variam entre petshops, loja física ou até mesmo em formato de quiosque. Para este ano, a empresa projeta um crescimento de 10% e pretende chegar a dez lojas até 2018. Investir numa unidade da marca varia entre R$ 20 mil (petiscarias em petshops) a R$ 150 mil (loja física). O prazo de retorno varia entre 14 e 36 meses, dependendo do modelo de negócio.
Happy Code
Happy Code
Aos interessados por um negócio diferente no segmento educacional, a Happy Code pode ser uma boa opção de investimento. Fundada em 2015, a marca é uma escola de competências digitais, voltada para crianças e adolescentes, e que ganha destaque por aplicar a metodologia STEAM – integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática e o uso exclusivo dos robôs Dash & Dot. Atualmente, a empresa possui 33 unidades em operação, 32 em fase de implantação e três unidades em Portugal, onde seguirá com mais sete aberturas até o final do ano. São três modelos de negócio: standard, para capitais e regiões metropolitanas, cujo investimento é de R$ 190 mil; compact, para cidades médias do interior e litoral, com um investimento de R$ 140 mil; e a smart, para cidades menores (inicialmente apenas para São Paulo), com investimento de R$ 110 mil.
Pão to Go
Pão to Go
Pão nosso, tempo seu. Este é o slogan da Pão to Go, primeira rede de padaria drive-thru do Brasil, que possui um modelo de negócio inovador e de baixa concorrência. Uma padaria modelo drive-thru, que comercializa dezenas de produtos encontrados em padarias convencionais, como os mais diversos tipos de pães, frios, leite, manteiga, refrigerantes, sucos, água, bolos, lanches naturais, entre outras opções, com o diferencial de não haver a necessidade de sair do carro para a aquisição dos itens. Atualmente a marca contabiliza 21 franquias em operação em diversas regiões do país, além do exterior, com lojas nos EUA e em Portugal. Além tradicional modelo de padaria drive-thru, a Pão to Go também oferece os formatos Padaria de Conveniência (em postos de combustíveis), Quiosque e Boutique. O investimento varia entre R$ 150 mil e R$ 350 mil.
iGUi Trata Bem
iGUi Trata Bem
Única franquia do país especializada em serviços de tratamento, assistência técnica e manutenção de todos os tipos e modelos de piscinas, a iGUi Trata Bem é considerada uma empresa inovadora e, com certeza, de baixa concorrência. Com dois modelos de negócios para quem quer investir – home office e loja física –, a marca projeta atingir 200 unidades até o final deste ano. Para o primeiro modelo de negócio, o investimento previsto varia entre R$ 18 mil e R$ 22 mil, com um prazo de retorno entre quatro e oito meses; no segundo modelo, o capital necessário está entre R$ 34 mil e R$ 46 mil, prevendo retorno em seis a 12 meses.
Único Asfaltos
Único Asfaltos
Única franquia industrial do país, a Único Asfaltos possui um modelo de negócio inovador e de baixa concorrência para quem procura investir no segmento industrial. O diferencial está em seu produto e na forma de operar, pela qual o franqueado produz e vende asfalto para os setores público e privado. Investindo de R$ 370 mil a R$ 1 milhão, é possível ser proprietário de uma unidade da empresa, que oferece ao empreendedor duas inovações: uma usina compacta de baixo custo operacional e um tipo de asfalto esticado e que pode ser aplicado em qualquer condição climática, o que atende todas as normas rodoviárias do país. Atualmente, a rede conta com 90 unidades localizadas no Brasil, Estados Unidos, Colômbia e República Dominicana. Não é cobrada taxa de franquia.
Quinta Valentina
Quinta Valentina
O segmento de moda segue em alta no universo do franchising. A rede Quinta Valentina possui um modelo de negócio diferente do tradicional ao proporcionar ao franqueado a venda direta de sapatos femininos. Já englobando a taxa de franquia, o investimento inicial para ser franqueado é de R$ 20 mil. Ao todo, são 270 unidades em operação em diversas regiões do país e a empresa espera abrir mais 150 até o final deste ano.
Blue Sol Energia Solar
Blue Sol Energia Solar
Ter uma ideia inovadora, de baixa concorrência e, de quebra, ser um aliado do meio ambiente é um dos maiores desafios de um empreendedor, mas que merecem a atenção quando ganham espaço no mercado. A Blue Sol Energia Solar, empresa pioneira no desenvolvimento de projetos, instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, capacitação de empreendedores e mão de obra para o setor, deve ser levada em conta para investidores interessados em franquias com apelo sustentável. No mercado desde 2009, a marca entrou para o franchising apenas este ano e, em apenas seis meses, já possui cinco unidades em operação no país. O investimento inicial varia entre R$ 225 mil e R$ 260 mil e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
Beryllos
Beryllos
Fundada em 2016, a Beryllos possui um conceito diferente e de baixa concorrência no mercado de saúde, beleza e bem-estar ao ser a única rede de franquias especializada em método de “cuticularia”. Na prática, a empresa oferece um serviço diferenciado aos clientes, com equipamentos especiais para o polimento de cutículas, mantendo a real proteção das unhas. Além disso, a rede conta com materiais totalmente descartáveis e esmaltes individuais (de 4ml), para prevenir possíveis problemas de saúde. Os planos de expansão da empresa estão focados para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Alagoas e miram 50 unidades em operação até junho de 2018. Para ser dono de uma franquia da marca, o investimento é de R$ 198 mil e o prazo de retorno é de 8 a 18 meses após o início da operação.
Super Estágios
Super Estágios
Criada em 2009, a marca mapeia as oportunidades aos estudantes de diversas áreas e faz o acompanhamento diário das atividades realizadas do primeiro ao último dia na empresa, buscando garantir que sejam cumpridas todas as etapas de trabalho. Ao franqueado interessado em apostar nesta proposta de negócio o valor de investimento inicial é de R$ 170 mil e o prazo médio de retorno é de sete meses.